domingo, 22 de novembro de 2009

Religião e crenças




Como todas as culturas e todos os povos, também os esquimós têm algumas crenças bastante curiosas.
Os esquimós acreditam que a natureza é controlada por espíritos poderosos. Os inuit crêem na existência de seres superiores aos quais não é necessário fazer orações. Os caçadores esquimós tiram tudo o que lhes é necessário para a sua sobrevivência dos animais – a comida, a luz, o calor, as roupas. Por tudo isto, eles consideram que o mundo é regido pelos animais.
Com o intuito de afastar os maus espíritos para a ocorrência de catástrofes ambientais, ou situações desagradáveis e inesperadas, os esquimós partilham a sua mulher, com os visitantes. As crianças são muito importantes para os esquimós porque, de acordo com suas crenças, os pequenos são reencarnações dos seus antepassados.
A forma de sepultamento dos esquimós é bastante original e interessante. Quando uma pessoa morre, o seu corpo é colocado no chão, para que a alma possa encontrar o seu caminho para o submundo. No entanto, se uma pessoa morre devido a alguma doença ou enfermidade, o corpo é desmembrado e, em seguida, as partes separadas são colocadas em locais diferentes. Os esquimós asiáticos queimam os corpos e os esquimós da Gronelândia mandam os corpos ao mar. O resto dos esquimós do Alasca enterram os mortos e, em seguida, colocam um monte de pedras sobre o túmulo.
De acordo com as crenças dos esquimós, os seres humanos, bem como os animais, têm uma alma para além do corpo, mas a alma é independente do corpo. A alma pode sair do corpo temporariamente e depois voltar. No entanto, depois de uma pessoa morrer, a alma continua a viver da mesma maneira como quando a pessoa estava viva.
Quando uma pessoa morre, todos os seus valores são levados para fora de casa e colocados a “arejar” para que se desinfectassem. Mesmo os membros da família do falecido trazem todos os seus pertences fora, colocando-os ao ar. O corpo da pessoa morta não é levado para fora através da porta, para o funeral. Em vez disso, o corpo é retirado através de uma janela ou parte de trás da barraca.
As pessoas que ajudam a carregar o corpo da pessoa falecida para o túmulo são considerados infectados e tem que ficar longe de fazer certas coisas. Durante o período de luto, as mulheres da casa não se lavam nem se vestem bem, e por vezes até fazem dietas especiais.
Os costumes funerários esquimós são bastante estranhos em termos de enterrar uma pessoa. O que eles fazem é dobrar o corpo da pessoa morta ao meio e depois colocar o cadáver do seu lado em uma caixa. Esta caixa é então levantada em torno de três a quatro metros acima do solo por meio de quatro apoios. A caixa é então pintada com aves, peixes e outros animais. Às vezes, a caixa está envolvida com peles. Itens como roupas, utensílios e armas de fogo são colocados dentro da caixa.

8 comentários:

  1. mas isso é verdadero????????????
    ou é mentira????????????

    ResponderEliminar
  2. Todos os textos inseridos são verdadeiros, realizados com base em pesquisas.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo texto. O meus filhos de 4 anos perguntaram-me se os esquimos tem igrejas e usam alianca de casamento. Disse-lhes que nao fazia a minima ideia mas que ia procurar... Desculpem mas o meu teclado e grego e nao tem acentos!

    ResponderEliminar
  4. Poderia colocar no fim do texto a fonte das pesquisas?
    Isso deixa mais concreto.
    Por que parte do que eu leio aqui eu vi no wikipédia, e outra parte eu não vi em lugar nenhum.

    ResponderEliminar
  5. Adorei texto tem varias informaçoes importantes e presisas !!! Muito completo e me ajudou muito !!

    ResponderEliminar
  6. GENTE ISSO ME AJUDOU NA MINHA PESQUISA valeu**

    ResponderEliminar